Como escolher a minicarregadeira ideal para a sua operação?

Como escolher a minicarregadeira ideal para a sua operação?

Conhecidas por seu desempenho, tamanho, fácil operação e baixo consumo de diesel e menor custo com o frete, as minicarregadeiras estão ocupando cada vez mais e conquistando o coração mercado de locação devido a sua excelente custo/benefício. Além disso tudo, a minicarregadeira é um equipamento extremamente versátil, podendo trabalhar na movimentação de material a granel e pallets, abrindo valas e orifícios, demolindo, limpando e fazendo o controle de vegetação.  Agora que você já sabe toda a capacidade da minicarregadeira, vamos aprender as partes mais importantes que o locatário deve levar em consideração ao locar esse equipamento.

A Zeta Locação possui uma vasta gama de implementos para serem usados em conjunto com as minicarregadeiras, aumentando ainda mais a versatilidade de aplicações do equipamento, como: Caçamba Dumper, Capinadeira, Escarificador, Esteira de Aço, Garfo Pallet, Garra Industrial, Lamina Dolzer, Roçadeira Hidráulica, Rompedor Hidráulico, Trado Perfurador, Valetadeira de Solo, Vassoura Recolhedora, Fresadora Hidráulica, Desbastador Florestal e Valetadeira de Asfalto. São opções que não acabam para atender a sua demanda e ajudar a resolver o seu problema.

Como escolher a minicarregadeira ideal?

Na hora da escolha é sempre bom ter um conhecimento prévio do tipo de operação que você irá realizar. Dependendo da operação, você irá precisar de um equipamento com maior potência,  com maior altura de descarga e capacidade de carga de tombamento, porém muitas vezes existirá alguma restrição de espaço de trabalho, onde será necessário um equipamento um pouco mais compacto, ou então caso o seu tipo de operação exija o uso de um implemento acessório específico, como um desbastador florestal, deve-se ter atenção para que a minicarregadeira entregue o fluxo e a vazão que o implemento necessita. Todos esses fatores afetarão a escolha do modelo da minicarregadeira ideal para você. 

Altura de Descarga e Capacidade de Carga de Tombamento:

Esses dois fatores impactam diretamente no modelo de minicarregadeira que você precisa para realizar a operação, e um está diretamente relacionado com o outro. Vamos analisar um exemplo real: A atividade que você precisa realizar é descarregar pallets de intertravado que pesam em média 2,5 tonelada de cima de um caminhão que possui uma altura de 3 metros, com essa descrição já é possível reduzir bastante a amostragem de modelo de minicarregadeiras recomendadas para realizar o trabalho, para esse caso, você precisaria de um equipamento como a New Holland L225 ou a New Holland L330. Como é possível observar na imagem abaixo, a New Holland L330 possui uma altura de descarga máxima, que é a altura máxima de alcance vertical do braço, de mais de 3,3 metros e uma capacidade de carga máxima de tombamento, que é o peso máximo da carga que o equipamento pode sustentar na altura de descarga máxima, caso esteja apoiado em uma superfície lisa e plana, de  3 toneladas.

Fluxo hidráulico do implemento:

Como discutimos anteriormente, existe uma vasta gama de implementos acessórios para as minicarregadeiras, e alguns tipos de operação vão exigir que você utilize um implemento específico. Vamos analisar o exemplo onde você precisa utilizar o desbastador florestal para realizar uma limpeza de vegetação como mostrado na imagem abaixo, vamos supor que você já possua o implemento desbastador florestal do modela Mulcher 48 da marca Diamond Mowers.

Pela especificação desse desbastador florestal, esse implemento opera entre uma faixa de fluxo hidráulico entre 87 litros por minuto e 140 litros por minuto, dessa forma, você deve escolher o modelo da minicarregadeira que entrega uma vazão hidráulica que seja compatível com a faixa de vazão que o implemento trabalha. Nesse caso em específico, a minicarregadeira mais adequada é a Bobcat S850, que entrega uma vazão de 87,1 litros por minuto, no modo padrão e uma vazão de 140,1 litros por minuto no modo de alta vazão.

Veja o equipamento da Zeta com o implemento Desbastador Florestal em ação:

 

 

Tipo do terreno:

Dependendo do tipo do terreno onde a minicarregadeira irá trabalhar deve-se ter cuidado com o pneu que você irá utilizar, por exemplo: Se a superfície for de asfalto, intertravado ou concreto, o pneu ideal é o pneu liso, também chamado de Slick, ele dará a melhor tração, economizando combustível e terá maior tempo de vida útil. Porém, se você irá fazer uma demolição, onde existirá vários detritos sob o solo, como vergalhões pontiagudos que podem furar o pneu, o ideal é utilizar um pneu maciço, já que como ele não fura, você terá muito menos dor de cabeça com a manutenção do seu equipamento. Por outro lado, caso a minicarregadeira trabalhe em um terreno com muita lama ou arenoso, o ideal é um pneu do tipo lameiro, que dará a melhor tração para esse tipo de terreno. No caso mais extremo de terreno, pode-se ainda utilizar o implemento Esteira de Aço, onde além dele proteger ainda mais o pneu, dará mais tração para o equipamento.

Zeta

E agora já está mais seguro para fazer essa escolha? As opções são muitas e as necessidades cotidianas são contínuas, o equipamento deve atender a todas as demandas e em caso de problemas é importante contar com um bom serviço de assistência técnica. Nesses casos o aluguel de equipamentos desse porte devem ser feitos com fornecedores experientes e confiáveis. Confira nosso catálogo de equipamentos e tenha tranquilidade na sua obra!

Entre em contato conosco, estamos sempre prontos para lhe atender!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.