Crescimento de Usinas Solares e Eólicas no Brasil

Crescimento de Usinas Solares e Eólicas no Brasil

Adaptado de: “Crescimento das fontes renováveis solar e eólica no Brasil”. Canal Solar. Disponível em: https://canalsolar.com.br/crescimento-das-fontes-renovaveis-solar-e-eolica-no-brasil/

O Brasil alcançou, no final de 2021, 33.2 GW de potência, somando as fontes eólica e solar (centralizada e distribuída). Este número representa, aproximadamente, 17% da composição da capacidade total instalada por fonte em nossa Matriz Elétrica. O crescimento dessas fontes vem ocorrendo de forma muito rápida, e sinaliza o caminho que os investimentos privados irão seguir nos próximos anos. Enquanto a fonte eólica teve um crescimento de 26% de 2020 para 2021, a fonte solar centralizada cresceu 59% e a geração distribuída por fonte solar cravou 80% de crescimento neste mesmo período. Esses números sinalizam que, a respeito do que ocorreu em outros países, a geração por fonte solar ocupará o primeiro lugar entre as duas fontes. Este fato é corroborado pela hibridização dos parques eólicos que incorporarão a fonte solar em suas instalações, e pelo crescimento exponencial da fonte solar distribuída, que nos últimos dois anos cresceu 209%.

Segundo o secretário adjunto da secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético do MME, Marcello da Costa, a Matriz Energética é uma das mais renováveis no mundo com uma proporção de 48%, indicador mais de três vezes superior à média mundial. Já com relação à matriz elétrica, temos 85% de renovabilidade, enquanto a média mundial é de apenas 28%.

Segundo o MME (Ministério de Minas e Energia), nos últimos 12 meses, a geração de energia solar cresceu mais de 60%, enquanto a eólica, mais de 20%. Com os 13,4% o Brasil, também ultrapassou o indicador de energia limpa do bloco da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), estimado em 13% para 2021.

Abaixo temos um gráfico comparativo do ano de 2019, que mostra a utilização de fontes renováveis e não renováveis para a geração de energia elétrica no Brasil e no mundo.

A presença da Zeta nas usinas solares e eólicas

A Zeta está presente em várias obras solares e eólicas em diversos estados do país. Atuando em frentes de serviço variados e utilizando vários equipamentos, como minicarregadeiras, miniescavadeiras, rolos compactadores de trincheira, torre de iluminação solar e diversos implementos. Atuando com grandes empresas como a Andrade Gutierrez, nos parques de AG Construtor Solar Janaúba, Lavras e Futura e outros como o Consorcio Elastri e Araxa, nos parques de Caldeirão Grande 2 e Sol Serra do Mel. Podendo citar outros como a Snef, Energ, W&M Construções, entre outros. 

Portanto, podemos considerar que a Zeta já é uma especialista em locação de equipamento em parques solares e eólicos, sabendo de todas as necessidades e aplicações da obra e já sendo responsável pela construção de vários deles. Atualmente estamos presentes de norte a sul do Brasil, em estados como PE, MG, PA, CE, BA, PI, RN e entre outros.

 

Miniescavadeira da Zeta em Parque Solar

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.